Vista aérea da saída de Natal...
Depois de 1 hora de viagem sobre o mar azul, finalmente Fernando de Noronha. Há 6meses não chove por aqui,neste período do ano, acontece o fenômeno da vegetação seca.Para se defender do forte sol, os arbustos e até árvores secam suas folhas, mas não chegam a morrer. Logo que começam as chuvas, elas voltam a ficar verdes.
Situada à 545 km de Recife (PE), 360 km de Natal (RN) e 710 km de Fortaleza (CE).
Existem 2 vôos diários saindo de Recife, capital de Pernambuco, e 2 de Natal, em Rio Grande do Norte, operam a Gol e a Trip.
Pelo mar, existem cruzeiros a bordo de navios que chegam a Noronha entre outubro e fevereiro...
O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é uma unidade de conservação de proteção integral administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio. Criado em 1988, ocupa a maior parte do arquipélago e possui uma variedade de fauna e flora únicas. Ótimo local para turismo, porém, devido à fiscalização do ICMBio, algumas das ilhas têm a visitação controlada...
Nosso grupo participou de palestra sobre os passeios e trilhas na ilha. Fernando de Noronha é uma região geoeconômica, social e cultural do Estado de Pernambuco, denominada Distrito Estadual. Possui boa infra-estrutura ao turista, com diversas opções de passeios e atividades náuticas.A população gira em torno de 2.100 habitantes. O turismo é desenvolvido de forma sustentável, para que seja preservado um dos mais importantes santuários ecológicos do mundo.Para conhecer e admirar Noronha, devem ser dedicados no mínimo 5 dias, devido à imensa gama de opções em atividades e passeios.O arquipélago de Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos, totalizando cerca de 26 km2 de extensão.
Nossa caminhada no primeiro dia, começou pelo Palácio São Miguel, onde funciona a Administração da Ilha. A principal ilha do arquipélago possui 17 km2. Possui diversas elevações, como o Morro do Pico (323 m), o Morro do Espinhaço (223 m), o Morro do Francês (195 m), o Alto da Bandeira (160 m), entre outros.
Nesta ilha encontramos diversos sítios históricos, vilas residenciais, o aeroporto, a escola, o hospital etc...
Praia do Cachorro, recebeu este nome pela existência, à época, de uma fonte em bronze com a cara de um cão...
Praia do Meio, Morro de Fora ao fundo...
Praia da Conceição, Morro do Pico ao fundo...
Este é o simpático Mabuia, réptil nativo comum em Noronha, curioso, aparentemente sempre faminto, sempre insiste em se aproximar das pessoas...
Esta é a simpática Ribaçã, uma espécie de pombo nativo e muito comum em Noronha...
A Gameleira, árvore nativa e centenária, cujos cipós viram raízes...
Fortaleza de N. Sra. dos Remédios, construída em 1737, sobre as ruínas do antigo redulto holandês...
Ao fundo, o Porto, Ponta da Air France e Ilhas Secundárias...
Igreja N.S. dos Remédios, concluída em 1772. A devoção inspirou o nome do pricipal forte da ilha e de toda a vila...
A caminhada nesse dia, terminou com espetacular Pôr do Sol no Forte dos Remédios...
att
ReplyDelete